Data: 19/10, das 8h30min às 10h30min

Eliane Schlemmer
Titulo da fala: "Percursos da Formação Inicial e Continuada: Inventividade em contexto híbrido e multimodal"
Currículo: é Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e avaliadora ad hoc da CAPES, do CNPq e da FAPERGS. Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS (1998), Bacharel em Informática - Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS (1992). Atualmente, é professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS (nota 7 na CAPES) e líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq (www.unisinos.br/pesquisa/educacao-digital), desde 2004. É conceptora e desenvolvedora de softwares e ambientes digitais virtuais educacionais, tais como: Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-UNISINOS, Mundo Virtual em 3D - AWSINOS (Metaverso Eduverse), Ilha UNISINOS e Ilha RICESU (Second Life), GPe-dU (OpenSimulator), Agente Comunicativo MARIÁ (em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), do Ambiente Virtual de Aprendizagem para dispositivos móveis - COMTEXT® (Competências em Contexto - desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração e com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), do Alternate Reality Game (ARG)Fantasmas no Museu, do ARG In Vino Veritas e do app Obsidian Catch. Possui diversos artigos publicados em periódicos e eventos nacionais e internacionais, além de ser autora de livros e capítulos de livros publicados no Brasil, na América Latina, nos EUA e Europa. É autora de livros entre eles: m-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua, editado pela Pearson Prentice Hall, em 2011, Comunidades de Aprendizagem e de Prática em Metaversos, editado pela Cortez, em 2012 e Learning in Metaverses: Co-Existing in Real Virtuality, editado pela IGI Global (EUA), em 2015.

 

 

Romero Tori
Título da fala: “Imersão e Interação para uma Educação sem Distância”
Currículo: engenheiro, doutor e livre-docente pela USP na Área de Tecnologias Interativas. Ocupa o cargo de Professor Associado III da Escola Politécnica da USP, na área de engenharia de computação, onde coordena o Interlab - Laboratório de Tecnologias Interativas. É também professor e pesquisador do Centro Universitário Senac, onde coordena o Programa de Iniciação Científica e o Grupo de Pesquisa em Tecnologia Aplicada. Bolsista de produtividade do CNPq, em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora. Coordenou e tem desenvolvido diversas pesquisas em tecnologias interativas, com ênfase na aplicação em educação, saúde e entretenimento. Autor, entre outros trabalhos, do livro “Educação sem Distância" pela Editora Senac. Publica o blog "Educação sem Distância" (http://romerotori.org).

 

 

 

 

Mediador: Narjara Mendes Garcia