• Palestra de Abertura

Data: 17/10, das 18h30 às 20h
Título da fala: EM BREVE

Palestrante: Gorka Jakobe Palazio Arko
É professor no curso de licenciatura em Jornalismo, no qual ministra as disciplinas "Periodismo Participativo y Social en Internet" e "TV informativa". Também dá aulas no mestrado de Investigação em Comunicação, oferecido pela Universidade do País Basco, e no de Multimídia, que com caráter profissional se dá em colaboração com EiTB. Além disso, Palazio leciona em dois cursos de pós-graduação na América Latina de Educação e Tecnologia, um na cidade peruana de Cusco e outra em Santo Domingo, capital da República Dominicana Quisquella. Ele é diretor de Educação e Tecnologia Congresso IKASNABAR.
Suas principais Linhas de pesquisa são: 

  • audiovisual e tecnologia da informação por Internet;
  • plataformas LMS de última geração;
  • aplicações móveis para o ensino.

 

Mediador: João Augusto Ramos e Silva
Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia do Maranhão, Mestre em Administração/Marketing pela Universidade Federal da Paraíba, master em Estudios Avanzados en Comercialización e Investigación de Mercados pela Universidad del País Vasco, Doutor em Administração pela EBAPE/FGV/RJ, Pós-doutor pela Universidad Nacional de Educación a Distancia - UNED e Universidad del País Vasco - UPV/EHU. Professor da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. adjunto do Núcleo de Tecnologias para a Educação (2006/13). Atua nas áreas de Gestão Social e Ambiental, Educação a Distância, Tecnologia Educacional, Gestão do Conhecimento e Gestão de MOOC.

 

 

 

  •  Palestra
Palestrante: Luis Otoni Ribeiro
Pós-doutorando em Educação (UFSC), Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Tecnologia (UTFPR), Especialista em Educação Continuada e a Distância (UNB), Especialista em Controle de Processos (CEFET-MG). Profissional que atua na Educação Profissional de nível técnico e tecnológico desde 1988 no IFSul - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (antigo CEFET-RS). Chefiou e implantou o Departamento de Educação a Distância do IFSul. Integrou a equipe que auxiliou a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológia SETEC/MEC na elaboração do catálogo nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Implantou e coordenou o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional no CEFET-RS. Participou da implantação do Núcleo de Educação a Distância do CEFET-RS, tendo atuado em diversas ações de capacitação de docentes pra EAD junto a UNIREDE, ADIFERS, MEC/SETEC. Atua como professor no Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do IFSul. É líder do Grupo de Pesquisa - TEDCOM - Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade. Atualmente realiza seu estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE).

 

 

  • Palestra de Encerramento

Data: 20/10, às 11h
Título da fala: EM BREVE

Palestrante: Paulo Dias (Reitor UAB Portugal)
É Professor Catedrático e Reitor da Universidade Aberta, Lisboa, Portugal. É Doutor em Educação pela Universidade do Minho e recebeu recentemente o título de Doutor Honoris Causa “en Educación a Distancia y Tecnología Instruccional” pela UNAD – Universidad Nacional Abierta y a Distância, Bogotá, Colômbia.
Desenvolve a atividade de investigação nas áreas das políticas de educação a distância e elearning, inovação educacional, usabilidade pedagógica, aprendizagem social e colaborativa em rede. 
Colaborou com organizações nacionais e internacionais (OCDE) na realização de estudos no domínio da inovação educacional e coordenou e participou em projetos de investigação e desenvolvimento no âmbito dos programas europeus.
Integra as comissões editorial e científica de revistas internacionais da especialidade e é autor e coautor de publicações científicas no país e no estrangeiro.