Com o titulo “Processos criativos em tempos de dispersão: autonomia e autoria em EaD”, a professora da Universidade de Brasília (UnB), Jane Farias Chagas Ferreira, participará da mesa “Criatividade e processos formativos em EaD”, durante o ESUD 2017. A palestra acontecerá no dia 19 de outubro, às 8h30min, no auditório central do Cidec Sul.
Jane Ferreira é psicopedagoga e especialista em Educação a Distância pelo Centro de Ensino Tecnológico de Brasília (CETEB/Universidade Gama Filho), mestre em Psicologia e doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.
Tem experiência nas áreas de Educação, Educação a Distância e Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Gestão, Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente com os seguintes temas: cibercultura, educação integral, educação a distância, criatividade, enriquecimento curricular, processos de ensino e de aprendizagem, avaliação institucional e da aprendizagem, modelos educacionais e desenvolvimento de talentos/superdotação.

Com a palestra “Tecnologias com potencial para transformar a educação a distância”, a professora Liane Tarouco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fará parte da Mesa Redonda “Tecnologias na EaD”, que acontecerá no dia 18 de outubro, às 17h30min.
Licenciada em Física, mestre em Ciência da Computação, ambos pela UFRGS, e doutora em Engenharia Elétrica/Sistemas Digitais, pela USP, Liane Tarouco é professora titular do Departamento de Estudos Especializados da FACED/UFRGS e pesquisadora vinculada ao programa de pós-graduação em Informática na Educação, na área de Tecnologias para a Educação da UFRGS.
Participa e coordena projetos de pesquisa em gerência de redes, segurança, Internet das Coisas, ambientes imersivos para educação e objetos de aprendizagem. Além disso, é integrante do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação da UFRGS e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS.

Com o objetivo de discutir as tecnologias na EaD, acontecerá, no dia 18 de outubro, às 17h30min, a palestra “Reconfigurando Ecossistemas Digitais de Aprendizagem em EaD com Tecnologias Audiovisuais”, ministrada pelo professor José Antonio Moreira, da Universidade Aberta, de Portugal.
Doutor e mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, José Antonio realizou pós-doutoramento em Tecnologias Educacionais e da Comunicação, também pela Universidade de Coimbra. Possui mestrado em Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Atualmente, é diretor da Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta e Coordenador da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA), da mesma universidade. É coordenador científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) e investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@d) da UAB. Além disso, José Antonio Moreira é coordenador do Núcleo de Estudos de Pedagogia no Ensino Superior (NEPES) sedeado no CEIS20. Tem publicado artigos científicos em revistas especializadas e livros nas áreas da Formação de Professores e das Tecnologias Digitais. Tem participado em eventos no exterior e em Portugal como orador convidado e realizado investigação, sobretudo, na área da Educação on-line.

O professor Gorka Jakobe Palazio, da Universidade do País Basco, da Espanha, realizará, no dia 17 de outubro, às 18h30min, a palestra de abertura do ESUD 2017. Gorka é professor no curso de licenciatura em Jornalismo, no qual ministra as disciplinas "Periodismo Participativo y Social en Internet" e "TV informativa". Também dá aulas no mestrado de Investigação em Comunicação, oferecido pela Universidade do País Basco, e no de Multimídia. Além disso, Palazio leciona em dois cursos de pós-graduação na América Latina de Educação e Tecnologia, um na cidade peruana de Cusco e outra em Santo Domingo, capital da República Dominicana Quisquella. Suas principais linhas de pesquisa são: audiovisual e tecnologia da informação por Internet; plataformas LMS de última geração e aplicações móveis para o ensino.

A equipe de organização do ESUD 2017 preparou para você, congressista, um guia de como chegar em Rio Grande, a cidade que sediará o maior evento de Educação a Distância do Brasil.

Quais companhias áreas e horários de viagens estão disponíveis para chegar em Rio Grande? É possível chegar de ônibus vindo da capital do estado, Porto Alegre? É possível ter um mapa para aqueles que desejarem chegar de carro? Organizamos um guia completo para você se deslocar com maior tranquilidade e, assim, ter um ótimo evento.


Veja aqui dicas de como chegar a Rio Grande para participar do ESUD 2017