VOLTAR

Proponentes:

Equipe

KÁTIA MOROSOV ALONSO

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTece. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: experiências em EaD/ tecnologias, uso das tecnologias da informação e comunicação -TIC  na educação. Trabalha, atualmente, com pesquisa sobre as TDIC, com foco nos processos de interação e mediação.

DANILO GARCIA DA SILVA

Doutorado na área da Educação na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Vinculado ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação - LêTece, do Instituto de Educação da UFMT. É professor no Departamento de Letras do Instituto de Linguagens da UFMT. É professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT (PPGE-IE/UFMT). Tem desenvolvido trabalhos com Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Formação de Equipe Técnico-Pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e no contexto de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Trabalha com Formação de Professores no contexto das TDIC na Educação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância/On-Line.

Ementa:

Considerando a expansão da oferta de formação por meio da Educação a Distância (EaD), do uso mais intenso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e das redes sociais implicadas em processos de aprendizagem ou de constituição de espaços de práticas culturais da cultura digital, tem-se um campo promissor de pesquisas, porém, pouco conhecido a exigir mais reflexões/compreensões sobre ele. O presente workshop tem por fundamento esta problemática, pretendendo trabalhar os seguintes tópicos em seu desenvolvimento:

  • o cenário das pesquisas em EaD, AVA, formação on-line e redes sociais, a expressão de um campo de pesquisa em construção: sobre fragmentação e experimentações;
  • as metodologias de pesquisa na cibercultura e a transposição do tradicional para um novo pouco conhecido: problematizações sobre o virtual;
  • metodologias em constituição: a etnografia virtual/netnografia, a pesquisa formação e a perspectiva de intersecção de diferentes campos do conhecimento na/sobre a compreensão da formação on line;
  • presencial, não presencial, a distância ou on -ine? Nem um , nem outro... Ou sobre a hibridização.