Data: 18/10, das 17h30min às 19h30min

 

 

Liane Tarouco (UFRGS)
Título da fala: Tecnologias com potencial para transformar a educação a distância
Currículo: Licenciada em Física (UFRGS), Mestre em Ciência da Computação (UFRGS) e Doutora em Engenharia Elétrica/Sistemas Digitais (USP).
Professora titular do Departamento de Estudos Especializados da FACED/UFRGS. Pesquisadora e docente vinculada programa de pós-graduação em Informática na Educação (área de Tecnologias para a Educação) da UFRGS.
Participa e coordena projetos de pesquisa em gerência de redes, segurança, Internet das Coisas, ambientes imersivos para educação e objetos de aprendizagem. Integrante do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação da UFRGS. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS.

 

 

 

José Antonio Moreira (Universidade Aberta de Portugal)
Título da fala: Reconfigurando Ecossistemas Digitais de Aprendizagem em EaD com Tecnologias Audiovisuais
Currículo: Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Realizou um Pós-Doutoramento em Tecnologias Educacionais e da Comunicação também pela Universidade de Coimbra. Possui Curso de Mestrado em Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta (UAb). Atualmente é Diretor da Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta e Coordenador da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da mesma universidade. É Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) e investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@d) da UAb. É ainda Coordenador do Núcleo de Estudos de Pedagogia no Ensino Superior (NEPES) sedeado no CEIS20. Tem publicado artigos científicos em revistas especializadas e livros nas áreas da Formação de Professores e das Tecnologias Digitais. E tem participado em eventos no estrangeiro e em Portugal como orador convidado e realizado investigação, sobretudo, na área da Educação Online.