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Proponentes:

CARLA BEATRIS VALENTINI

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora titular da Universidade de Caxias do Sul e do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. Coordena o Observatório Docência, Inclusão e Cultura Digital. Coordena o projeto de pesquisa: Formação de professores para Inclusão: Ampliação do Objeto de Aprendizagem Incluir; é pesquisadora dos projetos: Objeto de aprendizagem Incluir: contribuições para a inclusão de pessoas com deficiência física na escola e Escola aumentada: cartografias digitais e mobilidade para a aprendizagem e a cidadania. Tem experiência na área de Tecnologias na Educação, Psicologia da Aprendizagem e Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, tecnologia e educação, objetos de aprendizagem, formação de professores, ambientes de aprendizagem, educação especial e educação inclusiva.

CLÁUDIA ALQUATI BISOL

Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Psicóloga pela Universidade de Caxias do Sul. É professora adjunta do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Coordena o Núcleo de Pesquisa Intervenções da Psicologia. Tem experiência no trabalho com educação inclusiva e formação de professores para a inclusão. Interesses em pesquisa: educação especial e educação inclusiva, pessoas com deficiência e com necessidades especiais, psicologia, psicanálise.

Ementa:

Este workshop tem por objetivo explorar o potencial de uso do Objeto de Aprendizagem Incluir como recurso virtual para formação de professores para inclusão. Trata-se de um recurso gratuito, construído na forma de portal e que pode ser explorado em módulos, a distância ou presencialmente. Navegando pelo Objeto Incluir os usuários encontram imagens, animações, vídeos e textos elaborados com o objetivo de provocar reflexão sobre temas relacionados à construção de espaços sociais de respeito às diferenças, equiparação de oportunidades, abertura ao outro, docência e necessidades educativas especiais.
Obs.: para esta proposta, os participantes precisarão utilizar/dispor de dispositivos móveis, tais como tablets ou smartphones.