VOLTAR

Proponentes:

Equipe

ROSÁRIA ILGENFRITZ SPEROTTO

Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Professora da Faculdade de Educação PPGE / PPGECM / PPGEMAT - Universidade Federal de Pelotas – Líder do grupo de pesquisa: CoCTec – Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão, Comunicação, Cultura e Tecnologias.

CHRISTIANO OTERO ÁVILA

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Professor do Centro de Engenharias e pesquisador no grupo de pesquisa: CoCTec – Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão, Comunicação, Cultura e Tecnologias.

MARIA SIMONE DEBACCO

PPGECM – Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Professora da Faculdade de Educação e pesquisadora no grupo de pesquisa: CoCTec – Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão, Comunicação, Cultura e Tecnologias.

CAROLINA CAMPOS RODEGHIERO

Pesquisadora convidada no grupo de pesquisa: CoCTec – Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Comunicação, Cultura e Tecnologias.

Ementa:

Este workshop tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção cujo foco se dá na aprendizagem por meio da formação de uma rede de computação, que objetiva oportunizar estratégias criativas de desenvolvimento de pensamentos, elaboração de projetos, em um ambiente de aprendizagem colaborativo. Neste sentido, iremos apresentar as estratégias pedagógicas utilizadas para a formação de líderes em programação e robótica e roteiros utilizados nos clubes de computação, bem como ferramentas on-line e gratuitas que podem ser acessadas por profissionais da educação e demais interessados. Também apresentaremos sites como o Scratch, que permitem o conhecimento por meio de sua rede de participantes, proporcionando o suporte social para aprendizagem da linguagem de programação. Nossa intenção é proporcionar aos profissionais de diferentes áreas do ensino a oportunidade de perceber o caráter interdisciplinar viabilizado por projetos que se utilizam da computação - especificamente da programação e da robótica - como meio de explorar o pensamento computacional. Neste workshop, o participante terá a oportunidade de colocar a mão na massa, criando um projeto no Scratch, ferramenta de programação em blocos criada pelo MIT e utilizada por mais de 13 milhões de pessoas no mundo.