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Proponentes:

CARLA BEATRIS VALENTINI

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora titular da Universidade de Caxias do Sul e do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. Coordena o Observatório Docência, Inclusão e Cultura Digital. Coordena o projeto de pesquisa: Formação de professores para Inclusão: Ampliação do Objeto de Aprendizagem Incluir; é pesquisadora dos projetos: Objeto de aprendizagem Incluir: contribuições para a inclusão de pessoas com deficiência física na escola e Escola aumentada: cartografias digitais e mobilidade para a aprendizagem e a cidadania. Tem experiência na área de Tecnologias na Educação, Psicologia da Aprendizagem e Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, tecnologia e educação, objetos de aprendizagem, formação de professores, ambientes de aprendizagem, educação especial e educação inclusiva.

CLÁUDIA ALQUATI BISOL

Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Psicóloga pela Universidade de Caxias do Sul. É professora adjunta do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Coordena o Núcleo de Pesquisa Intervenções da Psicologia. Tem experiência no trabalho com educação inclusiva e formação de professores para a inclusão. Interesses em pesquisa: educação especial e educação inclusiva, pessoas com deficiência e com necessidades especiais, psicologia, psicanálise.

Ementa:

Este workshop tem por objetivo explorar o potencial de uso do Objeto de Aprendizagem Incluir como recurso virtual para formação de professores para inclusão. Trata-se de um recurso gratuito, construído na forma de portal e que pode ser explorado em módulos, a distância ou presencialmente. Navegando pelo Objeto Incluir os usuários encontram imagens, animações, vídeos e textos elaborados com o objetivo de provocar reflexão sobre temas relacionados à construção de espaços sociais de respeito às diferenças, equiparação de oportunidades, abertura ao outro, docência e necessidades educativas especiais.
Obs.: para esta proposta, os participantes precisarão utilizar/dispor de dispositivos móveis, tais como tablets ou smartphones.

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Equipe:

CASSANDRA RIBEIRO JOYE

Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1990), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1998) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2002). Realizou um ano de estágio doutoral na Universitè de Genève-UNIGE/TECFA: Technologies de la Formation e de l'Aprentissage. É professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Coordenou o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) bem como projetos de Pesquisa e Desenvolvimento na área de EaD no IFCE, período 2007 a 2015. Foi diretora de Educação a Distância do IFCE (2007 a 2015) e coordenadora do Fortalecimento dos Sistemas Públicos de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC/MEC no período de 2015 a 2017. Colabora com a Universidade Estadual do Ceará - UECE e com a Universidade Federal do Ceará - UFC em programas de Pós-Graduação. É líder do Grupo de Pesquisa Telemática Educativa. Áreas de atuação predominantes em docência e projetos: Educação a Distância, Informática Educativa, Produção e Avaliação de Materiais Didáticos Digitais, Didática e Metodologias de Ensino, Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnológica.

FABRICE MARC JOYE

Bacharel em Psicologia pela Universidade de Genebra e mestre em Ciências e Tecnologias da Formação e da Aprendizagem (Technologies de la Formation e de l'Aprentissage) também pela Universidade de Genebra, no laboratório TECFA. Foi assistente de pesquisa do Professor Daniel Peraya, o qual foi responsável pelo desenvolvimento e pela coordenação do campus virtual usado nos projetos europeus Learn-Nett (Formação de Professores em Tecnologias Educativas) e Recre@sup (inovação e Tecnologias Educativas nas universidades). Trabalhou no LAR (CEFET/CE), Multimeios (UFC) e atualmente trabalha na Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, onde coordena os projetos Web para Educação a Distância. Áreas de interesse: Ferramentas e recursos para a EaD, Ambiente Virtual de Aprendizagem, webaulas.

DÉBORA LIBERATO ARRUDA HISSA

Doutora e mestre em Linguística Aplicada no Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (Uece/PosLA/Capes). Assessora de material didático do Mediotec (UECE/SEDUC). Tutora em EaD pela Universidade Aberta do Brasil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro do Grupo de Pesquisa Linguística, Ensino e Tecnologia (Lent) e do Grupo de Pesquisa Telemática Educativa. Graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2003) com especialização em Ensino de Língua Portuguesa - UECE(2005), Pós-Graduação em Didática e Metodologia do Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidade de Valência-Espanha (2006). Áreas de interesse: Escrita colaborativa, Educação a Distância, Produção de Material Didático-Digital (MDD), Letramento Digital e Linguagem em EaD.


Ementa:

Material didático-digital: estrutura, planejamento, textualização e desenvolvimento; fluxograma e processo de produção didático-digital-colaborativo; linguagem dialogal e interativa; comunicação imagética, identidade visual e facilitadores de aprendizagem; construção da autoria, negociação de sentidos e mediação discursiva entre os sujeitos; estratégias de criatividade.

Objetivos:

  • conhecer o fluxograma a produção de material didático-digital para EaD;
  • conhecer quais os profissionais envolvidos na produção colaborativa de material didático-digital, suas funções e suas competências;
  • analisar estratégias que trabalhem a construção da autoria e da criatividade para a produção de material didático-digital;
  • compreender a estrutura do material didático-digital, além de alguns aspectos técnicos e didáticos inerentes à produção colaborativa;
  • compreender a linguagem dialógica do conteúdo, a organização e a identidade visual (comunicação imagética) do material didático-digital; e
  • aprender a formatação da macroestrutura do material (partes de uma unidade didática: apresentação, objetivos, texto informacional, fechamento, síntese, etc.) e dos facilitadores discursivos (ícones, links, tabelas, imagens, quadros, etc.).

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Proponentes:

Equipe

ROSÁRIA ILGENFRITZ SPEROTTO

Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Professora da Faculdade de Educação PPGE / PPGECM / PPGEMAT - Universidade Federal de Pelotas – Líder do grupo de pesquisa: CoCTec – Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão, Comunicação, Cultura e Tecnologias.

CHRISTIANO OTERO ÁVILA

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Professor do Centro de Engenharias e pesquisador no grupo de pesquisa: CoCTec – Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão, Comunicação, Cultura e Tecnologias.

MARIA SIMONE DEBACCO

PPGECM – Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Professora da Faculdade de Educação e pesquisadora no grupo de pesquisa: CoCTec – Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão, Comunicação, Cultura e Tecnologias.

CAROLINA CAMPOS RODEGHIERO

Pesquisadora convidada no grupo de pesquisa: CoCTec – Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Comunicação, Cultura e Tecnologias.

Ementa:

Este workshop tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção cujo foco se dá na aprendizagem por meio da formação de uma rede de computação, que objetiva oportunizar estratégias criativas de desenvolvimento de pensamentos, elaboração de projetos, em um ambiente de aprendizagem colaborativo. Neste sentido, iremos apresentar as estratégias pedagógicas utilizadas para a formação de líderes em programação e robótica e roteiros utilizados nos clubes de computação, bem como ferramentas on-line e gratuitas que podem ser acessadas por profissionais da educação e demais interessados. Também apresentaremos sites como o Scratch, que permitem o conhecimento por meio de sua rede de participantes, proporcionando o suporte social para aprendizagem da linguagem de programação. Nossa intenção é proporcionar aos profissionais de diferentes áreas do ensino a oportunidade de perceber o caráter interdisciplinar viabilizado por projetos que se utilizam da computação - especificamente da programação e da robótica - como meio de explorar o pensamento computacional. Neste workshop, o participante terá a oportunidade de colocar a mão na massa, criando um projeto no Scratch, ferramenta de programação em blocos criada pelo MIT e utilizada por mais de 13 milhões de pessoas no mundo.

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Proponentes:

Equipe:


PAULA RODRIGUES FURTADO

Co-fundadora da Mupi, startup educacional de Campinas que utiliza a plataforma TIM Tec para fornecer cursos on-line de formação para educadores. Formada em Letras pela Unicamp e mestra em Linguística Aplicada pela mesma universidade, tem se especializado na área dos novos letramentos, tecnologias e educação e novas formas de aprendizagem. Possui experiência com projetos de formação continuada, de capacitação profissional, como professora de Enino Médio e com produção de materiais digitais.


Ementa

Analisaremos, em conjunto com os participantes, diferentes plataformas virtuais de aprendizagem (como Coursera, EDX, Future Learn, Udemy, Veduca e TIM Tec) e seus recursos pedagógicos, buscando compreender quais são os requisitos e recursos que as caracterizam (ou não) como potenciais plataformas para o oferecimento de MOOCs (Massive Open On-line Course). Além disso, compartilharemos nossa experiência sobre a produção e a docência de cursos online caracterizados como MOOCs - considerando desde a escolha da plataforma, o planejamento e a produção do curso, sua distribuição e o acompanhamento dos participantes -, a fim de mostrar caminhos possíveis para docentes e inspirar práticas pedagógicas.

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Proponentes:

Equipe

KÁTIA MOROSOV ALONSO

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTece. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: experiências em EaD/ tecnologias, uso das tecnologias da informação e comunicação -TIC  na educação. Trabalha, atualmente, com pesquisa sobre as TDIC, com foco nos processos de interação e mediação.

DANILO GARCIA DA SILVA

Doutorado na área da Educação na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Vinculado ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação - LêTece, do Instituto de Educação da UFMT. É professor no Departamento de Letras do Instituto de Linguagens da UFMT. É professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT (PPGE-IE/UFMT). Tem desenvolvido trabalhos com Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Formação de Equipe Técnico-Pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e no contexto de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Trabalha com Formação de Professores no contexto das TDIC na Educação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância/On-Line.

Ementa:

Considerando a expansão da oferta de formação por meio da Educação a Distância (EaD), do uso mais intenso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e das redes sociais implicadas em processos de aprendizagem ou de constituição de espaços de práticas culturais da cultura digital, tem-se um campo promissor de pesquisas, porém, pouco conhecido a exigir mais reflexões/compreensões sobre ele. O presente workshop tem por fundamento esta problemática, pretendendo trabalhar os seguintes tópicos em seu desenvolvimento:

  • o cenário das pesquisas em EaD, AVA, formação on-line e redes sociais, a expressão de um campo de pesquisa em construção: sobre fragmentação e experimentações;
  • as metodologias de pesquisa na cibercultura e a transposição do tradicional para um novo pouco conhecido: problematizações sobre o virtual;
  • metodologias em constituição: a etnografia virtual/netnografia, a pesquisa formação e a perspectiva de intersecção de diferentes campos do conhecimento na/sobre a compreensão da formação on line;
  • presencial, não presencial, a distância ou on -ine? Nem um , nem outro... Ou sobre a hibridização.